Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Tutorial: Instalando OpenCV-2.1 no Ubuntu 10.04



O OpenCV (Open Source Computer Vision Library) é uma biblioteca multiplataforma, totalmente livre ao uso acadêmico e comercial, para o desenvolvimento de aplicativos na área de Visão Computacional. Este tutorial tem por objetivo mostrar como instalar o OpenCV-2.1.

Antes de instalarmos o OpenCV-2.1 é necessário instalar corretamente o ffmpeg. Isto é necessário somente se você desejar que seus programas trabalhem com vídeos, ou seja, ler e gravar. O tutorial de instalação do ffmpeg se encontra neste link. Após instalar o ffmpeg, volte para as instruções deste tutorial:

  1. Primeiro, vamos instalar algumas dependências:

    sudo apt-get install build-essential cmake pkg-config \
    libgtk2.0-dev libv4l-dev libdc1394-22-dev libtiff4-dev \
    libjasper-dev libgstreamer0.10-dev libraw1394-dev \
    texlive

  2. Em seguida, puxe o código fonte do OpenCV (aqui) e execute os seguintes comandos no terminal localizado na pasta onde está o arquivo "OpenCV-2.1.0.tar.bz2":

    tar -xjf OpenCV-2.1.0.tar.bz2
    cd OpenCV-2.1.0
    mkdir release
    cd release
    cmake ../ -DCMAKE_BUILD_TYPE=RELEASE -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr/local
    make
    sudo make install

  3. Após o término da instalação entre no diretório "OpenCV-2.1.0/samples/c" e execute o script "build_all.sh" com o seguinte comando:

    sh build_all.sh

  4. Tente executar o programa "delaunay", criado pelo script "build_all.sh", você verá que o sistema deu um erro sobre não ser possível carregar uma biblioteca (arquivo.so.X) :

    ./delaunay

  5. Para resovelver esse problema, é necessário exportar o caminho aonde estão as bibliotecas do OpenCV, essa bibliotecas se encontram no diretório "/usr/local/lib", então dê o seguinte comando:

    export LD_LIBRARY_PATH=/usr/local/lib

  6. Agora, tente executar o programa "delaunay". Pronto! Verá que está funcionando corretamente. Agora o OpenCV já está instalado no seu computador. Entretanto para  não ter que executar a linha de comando anterior toda a vez que abrir um terminal (ou bash), você precisa definir esse caminho de forma definitiva.

  7. Para definir o caminho "/usr/local/lib" de forma definitiva, crie o arquivo "/etc/ld.so.conf.d/opencv.conf" (você vai precisar de permissõoes de super-usuário), dentro dele coloque apenas "/usr/local/lib".

  8. Agora recarregue a cache com o comando:
    sudo ldconfig -v

  9. Agora, quando você ligar o computador, o caminho para as bibliotecas do OpenCV já será conhecido. Agora é só programar!!!!

2 comentários:

@ddfps ~ disse...

Testei na Versão 10.04 e deu tudo certo!
Excelente tutorial, parabéns :D

Anônimo disse...

Cara, Obrigadaço!!!

Deu tudo certo...excelente!!

Se fosse pra dar uma crítica construtiva, eu indicaria explicaçõs acerca de certos comandos. Ex: no inicio só copiei, mas no final do tutorial, você explicou o motivo de fazer o ldconfig etc...achei super interessante...enfim, minha busca parou aqui!

Valeu!